Dia de alegria na ala pediátrica do Hospital Araújo Jorge (HAJ). A Caixa de Assistência ao Advogado de Goiás (Casag), entregou 250 brinquedos para os pacientes no último dia 20 de dezembro. Bolas, bonecas, bichos de pelúcia, jogos, carrinhos deixaram os olhos mais brilhantes das crianças e adolescentes que diariamente se submetem ao tratamento contra o câncer. A arrecadação contou com a solidariedade dos colaboradores da OAB-GO e da sociedade civil goianiense.
Tudo que foi entregue foi arrecadado durante a campanha, que teve início no dia 20 de novembro, data em que a Casag completou 70 anos. A mobilização foi feita pelas redes sociais e nos órgãos do Poder Judiciário, onde cada sala da OAB-GO se tornou um ponto de coleta de brinquedos. Júlio César Machado, presidente da Casag, emociona-se ao dizer que sentiu de perto o quanto a doença abala a pessoa, principalmente crianças. Para ele, a manhã foi de comoção e de muito aprendizado. “O tratamento não é fácil para ninguém, imagine para uma criança que é mais sensível? E, mesmo assim, fomos recebidos com alegria, afeto e com muitos sorrisos”, conta.
Referência
Por um momento a criançada trocou remédio e exames por carinho e brinquedos. Para Simone Pinheiro Rodrigues, 34, a doação veio em bom momento, pois as crianças esquecem um pouco da dor e sofrimento que é o tratamento. “Acho maravilhosa a doação. As crianças ficam felizes, menos deprimidas. É um momento de alegria”.
A dona de casa é mãe do pequeno Thallyson Vilmar Rodrigues da Silva, de três anos. O garoto, há três meses, vai quatro vezes por semana fazer quimioterapia no HAJ, para combater a leucemia. Segura da cura do filho, Simone afirma que a distribuição de brinquedo ajuda a renovar as energias. “Tudo é novidade para nós nesses três meses. Deixei meu emprego de cuidadora de idosos para cuidar do meu filho. Ainda estou anestesiada com tanta informação. É bom vê-lo alegre”, conta.
A ala pediátrica do HAJ possui 19 leitos e cerca de 600 crianças são atendidas mensalmente. Há mais de 50 anos o Hospital Araújo Jorge é centro especializado em oncologia da região Centro-Oeste. A instituição atende por mês cerca de 28 mil pacientes de todas as idades. Com 212 leitos realiza, em média, 67 mil procedimentos mensais, entre consultas, internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia, exames anátomo-patológicos, citológicos e exames de patologia clínica, entre outros serviços oferecidos.
Sonhos
Com 15 anos e cheias de aspirações, a adolescente, Amanda Steffany de Souza, viaja de Itaberaí (92 km de Goiânia) uma vez por semana para fazer quimioterapia. A rotina que faz há seis meses foi interrompida quando a garota escolheu um urso de pelúcia para lhe fazer companhia durantes a sessão do tratamento. “Muito legal ganhar presente, principalmente na época do Natal”, diz.
Com Linfoma de Hodgkin, a estudante do 9º ano não se deixa abalar pela doença e diz que segue uma vida normal para idade dela. “Não precisei largar os estudos, gosto de dançar e quero ser veterinária”. Como nos anos anteriores, Amanda assegura que o Natal será bom, do jeito que gosta. “Passarei com minha família, cercada de amor e ganharei presentes. O primeiro já chegou hoje”, ri a menina.
Ainda participaram da distribuição de brinquedos no HAJ, a diretora adjunta da Casag, Valquíria Imólesi; e colaboradores da OAB-GO. Na ocasião, Júlio César Machado reforçou o compromisso que a Caixa tem interesse em estreitar laços em ações filantrópicas com o HAJ, pois a Caixa já participa na doação de medicamentos. “Como a função primordial da Casag é de assistência ao advogado, é fundamental também sermos solidários com quem realmente precisa e tem pouco”, analisa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Casag